terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cultura


Muitos dos objectos da cultura da Grécia Antiga conservam-se principalmente em Atenas, Esparta, Micenas, Argos e outros locais, enquanto que as esculturas e outros objectos de arte exibidos nos museus gregos (Nacional, de Heracleia, da Acrópole, etc.), e dos principais centros culturais do mundo, constituem uma lembrança permanente de extensa herança cultural helénica, que ainda continua viva na educação dos gregos. Na Grécia moderna destacaram-se sobretudo os poetas. Konstantinos Kaváfis, grego de Alexandria que escreveu cerca de duas centenas de poemas, adquiriu fama internacional, grego de Alexandria que escreveu cerca de duas centenas de poemas inéditos até à sua morte. É marcado por uma nostalgia da antiga glória de seu país e é também o autor da frase “somos todos gregos”. Como poetas, destacam-se também Georgios Seferis, Angelos Sikelianos, Odysseus Elytis e Yannis Ritsos. O romancista de maior sucesso é o cretense Nikos Kazantakis, autor de Zorba, o grego e A última tentação de Cristo.
Dentre os músicos gregos com fama internacional destacam-se Manos Hadjidakis e Mikis Theodorakis. O objectivo básico de músicos famosos e pesquisadores é a busca e a sistematização do património musical popular que tem incentivado a criação de grande número de corais que participam em concursos internacionais. Depois da independência política, a arte grega inspirou-se inteiramente na arte ocidental. Entre os pintores figurativos destacam-se Iannis Moralis e Nicos Kontopulos; e entre os abstractos, Alexos Kontopulos e Iannis Spyrapulos. Na escultura devem ser mencionados Vassilakis Takis e Alex Mylona. A arte grega do continente e das ilhas (excepto Creta, onde a arte era minóica) é conhecida como arte micénica. Mais tarde, predominou a arte helenística que é considerada integrante da cultura do Império Romano.
Os gregos, inicialmente um conjunto de tribos relativamente autónomas que apresentavam factores culturais comuns, como a língua e a religião, instalaram-se no Peloponeso nos inícios do primeiro milénio antes de Cristo, iniciando uma das mais influentes culturas da Antiguidade.
Os Jogos Olímpicos surgiram, como homenagem aos deuses, na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia.
Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V (Período Clássico da Grécia). Os filósofos mais conhecidos deste período são Platão e Sócrates.

Sem comentários:

Enviar um comentário